domingo, 11 de dezembro de 2016

AS RAÍZES DA NOSSA HISTÓRIA

Historia do Baobá - A árvore da vida

Baobás são símbolos da luta dos negros no Brasil

O baobá é muito mais do que simplesmente uma árvore de grande porte que pode atravessar um milênio e carrega consigo a força da resistência africana, a história da devoção do povo negro e o poder de transformar os preconceitos.  O baobá é uma árvore que fascina povos de todo o mundo, mas no Brasil ela tem uma forte relação com a religiosidade do povo, sobretudo o de matriz africana.
Diz a lenda que antes de serem embarcados nos navios negreiros, os escravizados africanos, sob chibatadas eram obrigados a dar dezenas de voltas em torno de um imenso baobá, enquanto depositam suas crenças, suas origens, seu território enfim sua essência, para em seguida serem batizados com uma identidade cristã-ocidental e enviados para o cativeiro. Por isso o baobá passou a ser chamado de árvore do esquecimento, pois os escravos teriam deixando ali toda sua memória (sabedoria).
Resultado de imagem para baobá imagem Resultado de imagem para baobá folha imagem
É fato que nosso idioma tem grande influência de palavras  que vieram com a cultura africana, que fazem parte de nossas raízes. Com esta intenção, os alunos do 5o Ano a partir de pesquisas construíram "nosso baobá" simbolizando nossas raízes e em suas folhas as palavras que vieram junto com os africanos.

    
Sem a contribuição africana talvez o "moleque" "banguela" não faria "zueira"... Nem a "babá" daria "mingau" para o "nenê"... Muito menos meu "mano" "caçula" poderia fazer "bagunça" na "mochila".
Outras palavras que podemos  encontrar em nosso vocabulário: batuque, biruta, bomba, borocoxô, bruaca, bugiganga, bunda, caçamba, cachimbo, cafofo, cafundó, cafuné, calango, camundongo, canga, capenga, capoeira, carimbo, catinga, caxangá, cachumba, chilique, chuchu, cochilar, etc... Todas estas palavras e mais, fazem parte das nossas raízes... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário