quarta-feira, 28 de setembro de 2016

COSTURANDO NOSSA CULTURA

Trabalhar nossa cultura (o que inclui a cultura afro e indígena) é lei, mas não é uma tarefa fácil. É importante para sabermos quem somos e de onde viemos. Um trabalho muito bom de desenvolver para introduzir e também ornamentar o assunto são as ABAYOMIs,

Quando os negros vieram da África para o Brasil como escravos, atravessaram o Oceano Atlântico numa viagem muito difícil. As crianças choravam assustadas, porque viam a dor e o desespero dos adultos. As mães negras, então, para acalentar suas crianças, rasgavam tiras de pano de suas saias e faziam bonecas com elas para as crianças brincarem. Essas bonecas são chamadas de Abayomi. 


As Abayomi são pequenas bonecas pretas, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós.
A boneca Abayomi valoriza a cultura africana e contribui para o reconhecimento da cultura afro-brasileira, pois faz parte da herança cultural dos negros africanos para o Brasil. 

A palavra Abayomi significa: encontro feliz, ou encontro precioso, aquele que traz felicidade e alegria.

Quando você dá uma boneca Abayomi para alguém, esse gesto significa que você está oferecendo o que você tem de melhor para essa pessoa. (http://blogjackiegeo.blogspot.com.br/2014/10/abayomi-historia-das-criancas-nos.html)




Passo a passo os alunos participam da construção deste conhecimento, desda a história até a produção, e no final, são convidados a trocar entre si suas bonecas, ou ainda confeccionar um trabalho a partir do que foi aprendido, utilizando a Abayomi como elemento deste aprendizado.


Este trabalho, além de podermos compreender um pouco mais de nossa cultura, pode ser trabalhado nos mais variados objetivos, contemplando alunos das mais diversas idades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário