AS 11 ARTES

Definindo Artes
Mas afinal o que tem-se por artes? As artes nada mais são do que expressões dos seres humanos, uma forma de colocar divulgar seus pensamentos, sua cultura, através da sensibilidade, criatividade e imaginação. Ou seja, na arte também temos a transmissão de conhecimento.
Esta mesma arte, que nasce de forma natural e expontânea, e vai evoluindo ao passar dos tempo. Ela está presente em nossas vidas diariamente, de formas diversas.
Em 1923 as artes foram separadas e classificadas, tendo como objetivo principal estabelecer uma ordem estética e comunicativa para as artes existentes até então. A ordem obedeceu a descoberta da humanidade, ou seja primeiro veio o som (música), depois o movimento (dança), e assim por diante. Com o passar dos tempos, e a evolução da humanidade, surgiu a necessidade de se acrescentar mais quatro formas de artes as sete já existentes, totalizando-se assim 11 artes.
Temos então as artes classificada da seguinte maneira:

1           Definindo Artes

Mas afinal o que se entende por artes? As artes nada mais são do que expressões dos seres humanos, uma forma de representar, divulgar seus pensamentos, sua cultura, através da sensibilidade, criatividade e imaginação. Ou seja, na arte também temos a transmissão de conhecimento.
Esta mesma arte, que nasce de forma natural e espontânea, e vai evoluindo ao passar dos tempos. Vai alterando e sendo alterada conforme o meio na qual está inserida, bem como em seu contexto histórico, social e cultural. A arte está presente em nossas vidas diariamente, de mais variadas formas.
Toda arte é condicionada pelo seu tempo e representa a humanidade em consonância com as ideias e aspirações, as necessidades e as esperanças de uma situação histórica particular (Fischer 1976, p.17)
Em 1923 as artes foram separadas e classificadas, tendo como objetivo principal estabelecer uma ordem estética e comunicativa para as artes existentes até então. A ordem obedeceu a descoberta da humanidade, ou seja, primeiro veio o som (música), depois o movimento (dança), e assim por diante. Com o passar dos tempos, e a evolução da humanidade, surgiu a necessidade de se acrescentar mais quatro formas de artes as sete já existentes, totalizando-se assim 11 artes.

1.1          Primeira Arte: a Música

A música, desde o início dos tempos sempre fez parte da cultura dos povos, onde os indivíduos procuram se expressar através dos sons. É através das músicas que se pode transmitir seus sentimentos, angústias, alegrias; é possível através da música se estabelecer um elo entre quem a faz e quem a aprecia.
A Arte Musical, nada mais é que a exploração de sons e ritmos, caracterizando os sons através de seus aspectos: intensidade (fortes e fracos), altura (graves e agudos), timbre (modo de produção), duração (sons longos e curtos).
A expressão musical pode ser desenvolvida através de cinco eixos fundamentais: escutar, cantar, dançar, tocar e criar. Além disto pode estar associada a arte da literatura, nas letras das canções. “A experiência de um compositor nunca é puramente musical, mas pessoal e social, isto é, condicionada pelo período histórico em que ele vive e que o afeta de diversas maneiras” (Fischer 1976, p.207).

1.2          Segunda Arte: a Dança

A arte da dança está intimamente ligada com a arte da música. Mesmo havendo esta ligação, não significa que há uma independência entre elas, pois a dança é a arte de mover o corpo através de ritmos, criando uma harmonia própria, se isto é feito com música a transmissão da emoção pode ser mais clara e precisa.
A dança, a exemplo das outras artes vem evoluindo por toda a história, e por que não dizer vem influindo em toda a história. Embora hoje se tenha características distintas entre as diversas danças, vale a pena ressaltar, que a dança é a arte de se expressar através do movimento.

1.3          Terceira Arte: a Pintura

Atualmente o conceito de pintura foi ampliado para: "representação visual através das cores". É também uma forma de expressão também primitiva, que vem evoluindo através do tempo, tendo como função inicial a da comunicação, quando os homens das cavernas se utilizavam dela para contar sua história. Em todos os momentos da história o homem buscou expressar seus sentimentos de fatos ocorridos através da pintura.
Existem vários tipos de pintura, como os afrescos, pintura a óleo, pintura mural, mas o fato é que todas elas são manifestações artísticas que trabalham com cores, explorando suas matizes, tons e texturas.
O conteúdo de uma obra de arte não é determinado tanto pelo que está pintado como pela maneira como está pintado, isto é, pelo modo segundo o qual o artista, consciente ou inconsciente, expressa as tendências sociais do seu tempo (Fischer 1976, 158).

1.4          Quarta Arte: a Escultura

Trata-se da arte das formas espaciais em terceira dimensão, ou seja é a transformação da matéria bruta, em formas espaciais com significado.Pode-se ter como objetivo representar qualquer coisa, ou simplesmente coisa nenhuma, utilizando, muitas vezes, o espaço como parte integrante da obra em questão.
Assim como a pintura, a escultura faz parte das artes plásticas, ou também denominadas artes visuais, onde a mensagem é passada principalmente a partir do ponto de vista de quem está a ver a obra.

1.5          Quinta Arte: o Teatro

A origem do teatro também está ligada ao início da humanidade, onde o homem primitivo em seus rituais promoviam representações de sua sociedade, abordando inclusive a música e a dança. 
O teatro é a arte da representação, onde esta representação é encenada a um público em geral, podendo esta representação ter uma finalidade específica, ou apenas para diversão.  Esta arte, aliada a outras, tais como, música, dança, literatura, tende a ser mais apurada, atingindo seu objetivo com maior eficácia.

1.6          Sexta Arte: a Literatura

A arte da literatura, também conhecida como a arte das palavras, assim como as outras artes nos coloca em contato com experiências vividas pelo homem, seu imaginário, suas aspirações, seus medos, sem necessariamente ter de vivê-las. “A literatura é feita com as palavras que desejam morar no corpo. Somente assim ela provoca as transformações alquímicas que deseja realizar” (Alves 2005, 92).
Trata-se de um instrumento de comunicação, uma vez que transmite os conhecimentos e a cultura de uma comunidade. Através da literatura podemos identificar em que tempo foi escrito, qual a sociedade em que estava inserido, qual a cultura daquela sociedade, enfim, estar presente de uma forma indireta na história contada.   
Podemos concluir, então, que a literatura é a arte de compor, de criar textos, nas suas mais variadas formas, como poesia, literatura popular, prosa, entre outras. Podendo ser também um conjunto de textos escritos.
Na minha concepção todos os textos literários podem ser descritos do mesmo modo que Rubem Alves (2005, p.36) descreveu os poemas:
Os poemas não são seres da história. Se eles pertencessem à história, uma vez lidos nunca mais seriam relidos: ficariam guardados no limbo do “nunca mais”. Mas a alma não conhece o “nunca mais”. Ela toma o poema, escrito há muito tempo, no tempo da história, ela o lê e ele fica vivo de novo: apossasse do seu corpo, faz amor com ele, provoca riso, choro, alegria...  

 Sétima Arte: o Cinema

O cinema, assim como o teatro é a arte da representação, mas o cinema vai muito além disto, uma vez que além da representação, o cinema pode ser também a arte do registro.
O que difere o cinema do teatro é principalmente pela falta de interação com o público, uma vez que este interage com o produto final da produção. Assim como o teatro, o cinema também engloba outras artes em si.

Oitava Arte: a Fotografia

A fotografia é uma arte que se assemelha muito a pintura, se diferenciando principalmente pela fidelidade que tem com a realidade, mesmo que esta seja manipulada para que seu objetivo seja alcançado. Podemos dizer também que se aproxima da arte do cinema, uma vez que este nada mais são que fotos em sequencias.
A fotografia além de ilustrar a realidade, pode ser produzida de forma a expressar, comunicar, assim como as demais artes.

Nona Arte: a História em Quadrinhos

A história em quadrinhos é um gênero de arte que conjuga texto e imagem na maioria das vezes, com o intuito de contar fatos ou histórias. Os desenhos por si contam parte da história, e são complementados pelas palavras, quando necessário.

Décima Arte: Jogos de Computadores

Os jogos de computadores, também conhecidos como entretenimento eletrônico, trazem uma nova dimensão à expressão das artes.  Assim como as outras artes, esta é capaz de despertar sentimentos, fazendo com que o jogador, assim como o espectador, seja introduzido em mundos e realidades diferentes, ampliada ainda mais por sua interatividade, uma vez que você participa da história, cria seu final.
Nos jogos os desenvolvedores, assim como os artistas, criam seus próprios mundos, contem suas histórias. Além disto, os jogos, assim como as outras artes existem várias expressões, e provocam diversos tipos de sentimentos. 

  Décima Primeira Arte: Arte Digital

A arte digital é também conhecida como a arte de computador, uma vez que a criação desta é feita através de ambiente gráfico computacional. As ferramentas que se utiliza para as criações são software e hardwares específicos. Estas artes podem se apresentar em 2D ou 3D.

Estas obras podem existir somente em ambiente virtual ou ainda serem impressos para exposição. E assim como as demais artes possui suas características específicas podendo ser classificadas em categoria, tais como: pintura digital, digigravura, fotografia digital, vídeo digital, entre outras. Esta arte permite criar uma maior interatividade com seus espectadores, utilizando os recursos da realidade virtual aumentada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário