AS 7 INTELIGÊNCIAS

 A Teoria das Múltiplas Inteligências

O Psicólogo norte-americano Howard Gardner, insatisfeito com a ideia que um QI pudesse determinar a inteligência de um indivíduo, dedicou muitos anos a pesquisar a inteligência humana, chegando a conclusão que a inteligência não é única e igual para todos os indivíduos, e que ela poderia se apresentar de duas formas distintas, aquela que o indivíduo nasce geneticamente predisposto a desenvolve-la e aquela que o indivíduo vai desenvolver conforme o meio em que está inserido.
Além disto, quebra-se a ideia de uma única inteligência e substitui-se por sete inteligências distintas e bem definidas, explicando o motivo de certos indivíduos se destacarem em determinado campo e serem um fracasso em outros. Embora acredite que estas inteligências trabalhem de forma independente uma da outra, sabe-se que nenhum individuo possui uma única inteligência, mas na verdade há aquela que predomina frente as demais.  
Mas o que poderíamos definir como inteligência? A definição mais apropriada de inteligência seria a habilidade para resolver problemas ou criar produtos significativos em um ou mais ambientes culturais. A partir desta definição, Howard Gardner estudou e classificou as inteligências, caracterizando cada qual com suas habilidades e produtos criados.

Inteligência Linguística

Talvez a inteligência mais valorizada na nossa sociedade nos dias de hoje, principalmente no ambiente escolar, pois ela está diretamente relacionada com a utilização da linguagem. Aqueles que tem habilidades com o uso e manipulação das palavras e seu sentido, são os principais representantes desta inteligência.
Portadores desta inteligência são aqueles que costumam manifestar o gosto pela escrita e leitura. Possuem uma facilidade de comunicação, quer seja oralmente ou por escrito, pois seu pensamento é construído por meio de palavras, sendo eficazes na ligações de ideias. 
Esta linguagem está diretamente ligada a características humanas mais complexas, que torna o ser humano capaz de manipular, viver em sociedade e se inserir no mundo no qual faz parte, estando constantemente em aprimoramento.  Além disto, a língua materna está incluída na vida de cada pessoa desde o momento de seu nascimento.

Inteligência Lógica-matemática

Este tipo de inteligência a exemplo da linguística, está diretamente ligada com nosso cotidiano.  Números estão presentes em todos os momentos do nosso dia. Mas esta inteligência vai além de se compreender os números, há a necessidade da compreensão lógica, que está associada aos números.
As pessoas dotadas desta inteligência possuem uma competência apurada para os cálculos e raciocínios lógicos. Elas costumam procurar explicações lógicas para todos seus questionamentos. Ao se depararem com problemas que envolvem raciocínio sentem-se desafiadas, procurando resolvê-los de forma metódica e persistente.      

 Inteligência Musical

Em meio a Educação do “Silêncio” aplicada hoje em sala de aula, podemos dizer que esta é uma das inteligências bem pouco utilizada no ambiente escolar, sendo mais utilizada fora dele. Mas quando utilizada em sala de aula é para se trazer momentos lúdicos ou para facilitar que algum tema seja decorado, uma vez que indivíduos portadores desta inteligência tendem a associar muito mais facilmente os sons.
Trata-se de uma inteligência onde seus indivíduos gostam de estar rodeados de som, gostam de estudar com músicas, ou melhor, aprendem com elas, através de suas letras, seus ritmos. Pessoas que possuem esta inteligência gostam muito mais de contar história do que as ler, e quando se expressam podem fazê-lo a partir de ritmos marcados inclusive com seu corpo, quer sejam batendo os pés, as mãos, ou simplesmente uma caneta na mesa. São muito auditivas, e tem facilidade de  aprender simplesmente ao ouvirem.
Segundo Alves (2005, p. 26): de todos os sentidos, o mais importante para a aprendizagem do amor, do viver juntos e da cidadania é a audição”

Inteligência Corporal Sinestésica

Nos dias atuais é cada vez mais comum os alunos serem “diagnosticados” com déficit de atenção e hiperatividade, pelo simples motivo de não permanecerem quietos em sala de aula, buscando o movimento a todo instante, tendo a necessidade de pegar nas coisas para poderem “ver”. Segundo Alves (2005, p.60):
O tato contém um saber. Talvez, uma provocação ao saber. Faz-nos pensar. Teríamos então de pensar o tato como uma das experiências essenciais que devem acontecer no espaço escolar. O tato incita a inteligência. 
É preciso se levar em conta o fato de que determinadas pessoas interagem com o meio e com outras pessoas através do movimento e os sentidos. São pessoas que possuem a inteligência corporal-sinestésica muito mais apurada que as demais, e é desta forma que eles aprendem.
O estar em movimento, o sentir, e o sentido de orientação são áreas fortes desta inteligência. Sua interação com o mundo, e seu aprendizado, dá-se principalmente através do corpo, dos movimentos, de seus sentidos, da sua relação com o espaço.

 Inteligência Visual-Espacial

Já dizia Rubem Alves (2005, p.25), que “a primeira função da escola é ensinar a ver”, pois segundo ele (p.22) “Ver é muito complicado”.
Os indivíduos que possuem esta inteligência pensam frequentemente com imagens e têm seu aprendizado incentivado facilmente através das imagens visuais, através da relação entre as coisas no espaço. Eles possuem um bom domínio da coordenação óculo-manual e da coordenação motora; possuem ainda uma percepção sensor motora bem apurada, o que colabora para uma boa discriminação das cores, dimensões e relações espaciais.

Inteligência Interpessoal

Esta inteligência é o talento de compreender o outro, desenvolver e estabelecer empatia por outras pessoas. As pessoas dotadas com esta inteligência tem uma enorme facilidade de se comunicar com o outro, comunicar, ouvir e se fazer ouvir, sendo capaz de resolver conflitos com maior facilidade.
Estas pessoas são capazes de compreender e interpretar os sentimentos, intenções, situações, entre outros, de outras pessoas. Por este motivo tornam-se capazes de interagir de forma eficaz, podendo utilizar da comunicação verbal ou não verbal na gestão de conflitos.
São fáceis de fazer amigos, gostando muito de conviver com outras pessoas, obtendo maior sucesso em estudo quando este é em grupo, onde pode debater suas ideias, compartilhar seus conhecimentos, dar e receber apoio.

Inteligência Intrapessoal

Saber identificar suas próprias emoções e lidar com elas de forma adequada para atingir seus objetivos, é a principal característica desta inteligência. Estas pessoas estão constantemente se auto avaliando e refletindo sobre si mesmo, sendo capazes de reconhecer seus pontos fracos e seus pontos fortes, sabendo utilizar destes de forma estratégicas para alcançar aquilo que almeja. Tem a necessidade de conhecer a si próprio.

São capazes de se responsabilizar pelo próprio aprendizado, que vai desde estudar sozinho, autorregulando estes estudos, até a aversão por trabalhos em grupo. Entendem que seu sucesso vai depender somente dos seus esforços, seu trabalho, sua persistência; não alimentando assim, expectativas irrealistas.

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