ARTES EM SALA

ARTES EM SALA DE AULA

Hoje o ensino das artes em sala de aula tem se resumido a geralmente uma aula semanal, onde o único intuito é levar ao aluno o conhecer artístico, nem sempre sustentado pela proposta triangular para o Ensino das Artes.

Embora em muitos casos os conteúdos estejam em acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, e adequados a um fazer artístico, na maioria das vezes não se estabelecem relação com os demais conteúdos trabalhados em sala. Até mesmo podemos ver esta separação na própria grade curricular, que não agregam uma disciplina a outra.

Há ainda casos que o ensino de Artes está vinculado com decorar a escola para datas comemorativas. O que dizer então, dos desenhos prontos para colorir entregues aos alunos, sem uma finalidade artística específica? E aquele ensino de artes voltado somente ao conhecer, onde faz o aluno preencher folhas e mais folhas de cópias escritas sobre o autor, sua obra, seu contexto histórico, deixando de lado a compreensão voltada ao fazer artístico?

Como se não bastasse, hoje, na maioria dos casos, o foco do ensino de Artes está muito centrado na Arte Visual, frente as demais artes, que nem sequer são abordadas em sala. O que contradiz os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, p.55):

É desejável que o aluno, ao longo da escolaridade, tenha oportunidade de vivenciar o maior número de forma de arte; entretanto isto pode ocorrer de modo que cada modalidade artística possa ser desenvolvida e aprofundada.

O mesmo fato ocorre até mesmo no caso da graduação, onde professores para atuarem em sala de aula na disciplina de Artes têm-se formado em Artes Visuais, pois inexiste outros cursos voltados as demais Artes. No meu ponto de vista, isto trata-se em um grande equívoco, e um prejuízo incalculável ao aluno, enquanto ser dotado de sete possíveis inteligências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário